Lançamento de Nosso Tempo Digital vai integrar gerações

Evento será nesta segunda-feira, às 20 horas, no Hotel Foz do Iguaçu

O lançamento do projeto de digitalização do extinto jornal Nosso Tempo será um verdadeiro encontro de gerações, de personagens e editores, de funcionários, universitários, comunicadores, historiadores, educadores, trabalhadores em geral. O evento acontecerá nesta segunda-feira, às 20 horas, no salão principal do Hotel Foz do Iguaçu.

Trinta anos após a primeira edição, os três editores fundadores (Juvêncio Mazzarollo, Aluízio Palmar e Adelino de Souza) e o último proprietário do jornal, Adão de Almeida, estarão no encontro. Os quatros contarão histórias sobre o semanário, reconhecido pelo combate à ditadura, defesa dos movimentos populares e luta por eleições diretas para todos os cargos letivos, entre outras bandeiras.

Várias pessoas que trabalharam no Nosso Tempo, como gráfico, diagramador, digitador, jornalista, colunista, vendedor, revisor, entre outras funções, já confirmaram presença na confraternização. Pioneiros, anunciantes, apoiadores, representantes das comunidades paraguaia e árabe, personagens de entrevistas retratados pelo nanico da imprensa alternativa também prestigiarão o evento.

Por outro lado, agentes culturais, movimentos sociais, acadêmicos e professores de história, ciências sociais, de jornalismo, letras, pedagogia, antropologia, entre outros cursos, reservaram antecipadamente a presença. A chamada geração eletrônica, por sua vez, convidada pela internet, confirmou a participação por meio das redes sociais como Facebook e Twitter.

Aliás, a internet possibilitou que muitos “saudosistas” e jovens curiosos antecipassem os cumprimentos,pelo resgate da memória, por meiode e-mails e mensagens pelo Facebook. Os organizadores do projeto Nosso Tempo Digital responderam mensagem por mensagem, agradecendo pelo apoio à iniciativa pioneira.

Além da apresentação do portal, será lançada uma exposição com a reprodução de 40 capas e páginas históricas do jornal. O evento contará, ainda, com o som da banda “Nem Pelé, Nem Maradona”, que conta com o talento de brasileiros e argentinos. Está esperando o quê? Apareça lá no Hotel Foz do Iguaçu, nesta segunda, às oito da noite!

A ideia – Nosso Tempo Digital consiste na recuperação, digitalização e publicação na internet de 387 edições do jornal (1980 a 1989). A segunda parte da digitalização (1990 a 1994) será lançada no segundo semestre. Agora uma pesquisa pode ser feita em segundos com a digitação de palavras-chaves no buscador.

O projeto é um sonho antigo e uma realização de MEGAFONE – Rede Cidadania na Comunicação, com patrocínio da Itaipu Binacional e Uniamérica. Apoiam a iniciativa o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Subseção de Foz do Iguaçu), Casa da América Latina, Guatá – Cultura em Movimento, e Centro de Direitos Humanos e Memória Popular.

SITE
www.nossotempodigital.com.br

FACEBOOK

http://www.facebook.com/nossotempodigital

TWITTER
http://www.twitter.com/nosso_tempo

SERVIÇO
Lançamento Nosso Tempo Digital
Data: 20 de junho (segunda)
Horário: 20 horas
Local: Salão de Eventos Hotel Foz do Iguaçu